Espetáculo mais recente do repertório do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), ‘Lub Dub”’ que tem tido importante prestígio com o grande público, segue em turnê no Nordeste do Brasil, passando por três estados – Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. No último final de semana (5 e 6), a montagem integrou a 14ª Mostra Brasileira de Dança, em Recife. Agora, tem pauta marcada na 10ª edição do Encontro de Dança, na cidade de Natal, nesta quarta-feira (9), e no 42º Festival de Inverno de Campina Grande, no próximo dia 15.

BTCA Natal
Coreografia de ‘Lub Dub’  é do dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim
(Foto: Dan Figliuolo/Divulgação)

Com criação do dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo. Dez dançarinos em cena têm a percussão como motivação sonora e física. A estrutura coreográfica se desenvolve pelas características peculiares do coreógrafo – ele oscila do silêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora. O próprio Jae Duk Kim assina a trilha, que tem como base instrumentos percussivos das culturas oriental e ocidental, efeitos incidentais, canto e sons ao vivo.

Na capital do Rio Grande do Norte, a apresentação marca a abertura Encontro de Dança, no Teatro Riachuelo. Além disso, o BTCA ministrará o workshop Artes no Corpo, para bailarinos e atores profissionais ou estudantes, nestas quinta e sexta-feira (10 e 11), mediado pelos dançarinos Leandro de Oliveira e Tutto Gomes. Em Campina Grande, ‘Lub Dub’ será encenado no Palco Aberto.
Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o BTCA tem direção artística de Antrifo Sanches e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), espaço da Fundação Cultural (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do do Estado (Secult).

Fonte: Ascom/Teatro Castro Alves (TCA)