Beneficiada pelo FazCultura, programa de incentivo promovido pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), a orquestra Rumpilezzinho funciona como um centro de formação musical para jovens, iniciativa baseada nas experiências do músico Leitieres Leite.
Idealizado da Rumpilezzinho, Leitieres explica que a proposta é "estudar música, não pelo viés tradicional, que a Europa coloca nas escolas de música nas academias, e sim na oralidade, na maneira que a gente aprende a música nas culturas de matriz africana, não só a questão musical, mas na questão histórica, como ela se fundamentou e como ela estruturou a música popular e a música brasileira como um todo".
De acordo com o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões, são dez anos de implantação de políticas públicas no campo da cultura. "A estrutura na dimensão cidadã, tangenciando a área da educação, permite que iniciativas como essa possam, através do FazCultura, significar a transformação na vida desses jovens". Em 2016, o FazCultura apoiou 57 projetos, 70% da área musical. 
A orquestra Rumpillezinho é tema do novo vídeo da série Nossa Cultura, produzida pela Secretaria da Comunicação do Estado (Secom).