Shows gratuitos, neste sábado (12) das 16 às 20h, na Praça Regina Guimarães em Fazenda Grande III, abre, em Cajazeiras, na capital, o projeto ‘Áfricas na Gente – Festival de Música nas Escolas’, que foi selecionado pelo Edital Setorial de Música e tem apoio Fundo do Cultura da Bahia (FCBA). A iniciativa de democratização cultural, musicalização e cultura afro-brasileira realizará festivais de música com atividades de arte educação em 20 escolas públicas estaduais do bairro e adjacência.

O projeto, que será coloca em prática durante este segundo semestre, foi criado pela Rede Somus – Música Bahia, tendo o respaldo das leis nº 10.639/03 (que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana) e 11.769/08 (que determina a música como conteúdo obrigatório do componente curricular em todas as escolas).

O evento terá show de abertura com Mateus Aleluia e apresentações de alguns artistas da Rede Somus, como Estevam Dantas, Danilo Fonseca, Thaíse Maciel, Ramon Lima, Áurea Semiséria, Filipe Lorenzo, Fábio Haendel e Victor Badaró. Neste projeto a Rede Somus, apresentará aos jovens parte de seus artistas que passeia por diversos estilos musicais para despertar conhecimento e novas possibilidades de enxergar o mundo.

Para isso, também acontecerão oficinas artísticas e rodas de conversa. A iniciativa ocupará cada escola durante um dia com oito oficinas, exemplo de quadrinhos, canto, iniciação a teoria musical, som, ritmo e movimento, contrabaixo básico, criação de histórias, rádio web e violão básico. Haverá ainda uma Roda de Conversa sobre Cultura Afro-brasileira com um estudioso da área e shows com artistas da Rede Somus.

Rede Somus- A Rede Somus é um grupo colaborativo com cerca de mil profissionais criado em 2014, que busca a criação de novas oportunidades de atuação no setor cultural, e aspira formar plateia para os diversos estilos musicais realizados e movimentar o cenário musical da Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)