A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a partir do seu Programa de Popularização das Ciências (PopCiências), lança o Edital 004/2017 para seleção de propostas de eventos que integrarão a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como tema, este ano, ‘A Matemática está em Tudo’. A SNCT acontecerá entre os dias 23 e 29 de outubro e mobilizará diversas instituições de ciência e tecnologia na Bahia.

O objetivo central é democratizar o acesso ao conhecimento científico, além de estimular a participação do público nas discussões sobre temas científicos, tecnológicos e de inovação relacionados ao seu dia a dia. Podem se inscrever professores vinculados a instituições de ensino superior, instituições científico e tecnológicas e a escolas públicas da rede municipal ou estadual de ensino da Bahia. As inscrições vão até o dia 11 de setembro, às 17h, e podem ser feitas acessando o edital.

“Popularizar a ciência exige dos professores a decodificação da linguagem científica e a busca de estratégias para simplificar e tornar esses temas mais atrativos e relacionados a realidade dos estudantes. No processo de seleção desse Edital iremos valorizar as propostas que melhor possibilitem essa aproximação entre o público e os conteúdos científicos”, explica a gestora da diretoria científica da Fapesb, Renata Matos.

Para o diretor-presidente da Fundação, Lázaro Cunha “o PopCiências’ é uma iniciativa muito importante dentro das estratégias desenvolvidas pela instituição para ampliar a participação social nas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação, e também para criar ambientes favoráveis à revelação de jovens talentos baianos para ciência. “emos boas expectativas em relação ao envolvimento dos professores das escolas públicas nesse edital, eles são fundamentais para despertar nos nossos estudantes o gosto pela ciência”.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Matemática foi escolhida como tema da SNCT 2017, que acontece em todo o país. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos – a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos. Durante a Semana será homenageado o matemático maranhense Joaquim Gomes de Souza, responsável por um grande impulso na pesquisa da disciplina no Brasil.

Fonte: Ascom/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)