Dois projetos de estudantes da rede estadual matriculados nas oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista (sudoeste) , que receberam Menção Honrosa na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), estão entre os destaques da Secretaria da Educação do Estado na Campus Party, que começa nesta quarta-feira (9), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os alunos apresentaram ‘Robótica Educacional’ e ‘Choices’ durante o evento realizado no final do mês de julho, em Belo Horizonte, ficando entre os 12 que conquistaram a honraria em todo o País.

O resultado foi divulgado pela organização da SBPC, na segunda-feira (7), e estudantes demonstram a clara satisfação com o resultado. É o caso de Robson Oliveira, 17, 8ª série, do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto e da oficina de Robótica do CJCC, que não esconde a alegria com a premiação. “Esta vitória tem um significado imensurável para nós, estudantes. Foi a melhor experiência que tive e vou levar para a vida toda. A oportunidade de estar lado a lado com estudantes universitários, professores mestres e doutores e ainda sermos reconhecidos nos deu mais motivação para continuar focado nos estudos e nos mostra que também somos capazes de alcançar o Ensino Superior”.

O colega Vinícius de Oliveira Jr., 17, 8ª série da mesma unidade escolar e também aluno da oficina de Robótica disse que ficou muito feliz. “Foi uma experiência gratificante. Ganhar esta Menção Honrosa por um projeto protagonizado por nós, estudantes da rede estadual, me fez atentar para o fato de que os estudos podem nos levar bem longe e que os esforços valem a pena. Percebi, ainda, que participar das oficinas do CJCC melhorou o meu rendimento escolar e, sobretudo, me fez compreender melhor, na prática, uma série de conteúdos que vi na teoria, como cálculo de distância e da resistência do ar, em Física”.

SBPC Campos Party
Estudantes do CJCC de Conquista ficaram entre os 12 que receberam a honraria em todo o País
(Fotos: Divulgação/Educação)

Um dos participantes do projeto Choices, o estudante Luís Jonas Borges, 17, do Instituto de Educação Euclides Dantas, também enfatizou sua felicidade com o reconhecimento do trabalho. “Para mim, foi uma surpresa termos ganhado uma Menção Honrosa na SPBC. Não esperava. Estou muito feliz, porque é uma motivação para que continue pesquisando. Isto vai ajudar no meu futuro profissional, principalmente porque pretendo fazer Engenharia ou Ciência da Computação”.

A professora-orientadora do projeto Choices, Elmara Souza, disse que foi inusitado um projeto da Educação Básica estar em um ambiente onde prevalece a participação de estudantes do Ensino Superior, pesquisadores e professores mestre e doutores. “A aprovação do nosso artigo em meio a outros 1.280 inscritos em um evento nacional do porte da SBPC foi uma vitória muito grande para a Educação Básica, para a comunidade escolar, para o CJCC e para a Secretaria da Educação pelo investimento feito. Nossos alunos mostraram, mais uma vez, que são capazes”.

Projetos honrados

Choices é um jogo interdisciplinar de cartas digitais sobre hábitos alimentares saudáveis, que proporciona uma ação educativa capaz de despertar nos estudantes a consciência para o cuidado com a saúde, levando-se em conta que mais de 30% dos adolescentes brasileiros estão obesos ou com sobrepeso, fruto da má alimentação e do sedentarismo.

SBPC

Já o projeto de Robótica Educacional oferece a possibilidade de realização, por exemplo, de uma programação com a placa de arduíno (plataforma de hardware e software, criada para auxiliar no ensino de eletrônica), buscando ampliar o acesso de jovens a novas experiências educativas. O foco é o estudo do aplicativo da Robótica para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade.

“Ensinamos Robótica com a perspectiva de melhorar o rendimento escolar dos nossos estudantes. Ao participarem da oficina, eles aumentam o tempo de estudos e, com isso, trabalham na prática os conteúdos que veem na teoria, em sala de aula, melhorando as notas, principalmente nas disciplinas de Matemática e Física. O artigo que apresentamos na SPBC foca, justamente, nos impactos que a Robótica tem na vida escolar deles. A Menção Honrosa que recebemos significa uma motivação para os nossos alunos prosseguirem nos estudos”, ressalta o professor-orientador da oficina de Robótica, Roberto Costa.

Centro Juvenil

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à Educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à Ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassem o conhecimento convencional. Criados por iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, estão instalados em Vitória da Conquista, Itabuna, (sul) Barreiras (oeste), Senhor do Bonfim (centro norte) e Salvador. Nos espaços são realizados cursos e oficinas no turno oposto aos quais os estudantes da rede estadual estão matriculados.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado