A representatividade negra nos personagens clássicos das histórias de ficção e a valorização da cultura afro-brasileira estarão em destaque na Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, que acontece esta semana, em Salvador. Entre quinta (10) e sábado (12) a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) atuará durante o evento, integrando as ações do Governo do Estado em espaço aberto ao público, na parte externa da Arena Fonte Nova.

Dentre as iniciativas estão duas oficinas de histórias em quadrinhos (HQ) sobre mitos iorubás em visual moderno, atividades que acontecem gratuitamente na quinta (10) e sexta (11), sempre das 10:30 às 12:30 horas. A ação trará a diversidade para o universo dos quadrinhos, rompendo os preconceitos sobre a cultura afro-brasileira e contribuindo para o combate à intolerância religiosa. As oficinas serão ministradas pelo arquiteto e artista gráfico Hugo Canuto, autor dos projetos como Contos dos Orixás e A Canção de Mayrube, dentre outras iniciativas com histórias baseadas nos orixás e seus fundamentos.

Outra iniciativa é a exposição “Identidades”, com imagens de modelos e artistas negros caracterizados de personagens como Kill Bill, Mulher Maravilha, Rapunzel e Papai Noel, este último representado pelo cantor Jorge Aragão. A exposição contempla 22 fotos no formato digital, que ficarão projetadas em três telas durante os dias de funcionamento do espaço do Governo do Estado. Ação também contará com uma palestra na quinta-feira (10), ministrada por Noemia Oliveira, que assina a autoria do projeto, em parceria com Orlando Caldeira. Os idealizadores visam promover reflexão sobre a falta de representatividade negra nos diversos espaços.

A participação da Sepromi na Campus Party integra a agenda da Década Internacional Afrodescendente na Bahia e cumpre parte do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, inclusive com a inclusão da juventude negra, que será foco das ações do Governo do Estado.

Fonte: Ascom/ Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi)