Garantir a segurança e assegurar os direitos das agricultoras familiares, assentadas, quilombolas e marisqueiras, com ações preventivas e integradas de enfrentamento e combate à violência cometida contra as mulheres do campo. Esses são os objetivos do projeto Ciranda Rural com a Ronda Maria da Penha, lançado pelo Governo do Estado, no município de Ilhéus, no Território Litoral Sul. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP), da Agricultura (Seagri), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres.

O comandante geral da Polícia Militar (PM), Anselmo Brandão, prestigiou o evento e informou que a Ronda Maria da Penha já atua em Salvador e, nos bairros em que a ação foi instalada, houve uma redução de 80% dos casos de violência doméstica. “A importância desse projeto é que estamos dando continuidade ao que há dois anos e meio criamos no governo Rui Costa. A Ronda Maria da Penha, só existia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Hoje, é referência nacional. Estamos levando profissionais para conscientizar essas mulheres, não só pela importância das denúncias, mas pelos seus valores, enquanto mulher”, explicou, durante evento, na quinta-feira (3), no Teatro Municipal de Ilhéus.

Projeto Ciranda
Projeto, que é realizado em parceria com mais cinco secretarias estaduais, atenderá 3.500 mulheres …
(Fotos: André Frutuôso/SDR)

Por meio da iniciativa serão realizadas 54 oficinas educativas com temas como Relações Interpessoais, Relações de Gênero e Conhecimento Prático da Lei Maria da Penha. A primeira Ciranda com a Ronda Maria da Penha acontece nesta sexta-feira (4), no Assentamento Frei Vantuy, em Ilhéus. Representando o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Fernanda Silva, destacou que, neste primeiro momento, a Ciranda vai atender 3.500 mulheres dos 27 territórios de identidade da Bahia: “É um projeto integrado de promoção dos direitos das mulheres com ações de sensibilização, diálogo e conscientização com o homem e a mulher do campo em relação à violência”.

A titular da SPM , Julieta Palmeira, chamou atenção para o fato de que “a violência contra a mulher é uma questão de urgência pública, pois elas estão morrendo por machismo. Matar não é amor. A Ciranda Rural impulsiona o enfrentamento da violência nas áreas rurais e representa a extensão da vontade do governador Rui Costa de assegurar os direitos de todas e todos”.

Coordenação e parcerias

Projeto Ciranda
…dos 27 territórios de identidade. Nesta sexta (4), tem 1ª oficina, no Assentamento Frei Vantuy, em Ilhéus.

“Mulher não gosta de apanhar e em briga de marido e mulher tem que meter a colher” essa foi a afirmação da Major Denice Santiago, que coordena o Projeto Ronda Maria da Penha em Salvador e está dando apoio para a implantação no meio rural baiano.
Para a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabia Reis, “a Ciranda possibilitará maior aproximação com as mulheres rurais e tradicionais num processo de formação, capacitação e empoderamento dessas mulheres através de informação, discutindo a lei Maria da Penha, os processos de inclusão produtiva, empreendedorismo, vinculando isso a toda subjetividade feminina para superação da violência em todas as suas formas”.

Participaram também da solenidade de lançamento o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira, que representou o titular da Seagri, Vitor Bonfim, a diretora da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Celia Watanabe, a chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), Cibele Carvalho, a deputada estadual Ângela Souza, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, agricultores, assentados e outras autoridades.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)