Voltado para servidores interessados em aprender a acessar e navegar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a sétima edição do curso SEI! Usar está com inscrições abertas até o dia 22 de setembro. Para garantir a vaga, trabalhadores do funcionalismo público baiano devem acessar o site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). www.enap.gov.br.

O treinamento é gratuito e busca habilitar os usuários na execução de operações e organização de processos e documentos no novo sistema. A capacitação, que acontece de 26 de setembro a 16 de outubro, tem duração de 20 horas e será realizada pela internet, por meio da plataforma Moodle, pela qual o participante terá acesso ao conteúdo e fará as avaliações, a qualquer hora e em qualquer local que tenha computador ou dispositivo móvel com acesso à rede.

A capacitação foi desenvolvida via projeto de colaboração entre a Enap e a Universidade dos Correios, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Planejamento e Gestão (MDPG), Ministério da Justiça, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A próxima turma do curso está prevista para o mês de novembro e as inscrições serão realizadas de 25 de setembro a 27 de outubro.

SEI Bahia

O objetivo principal do SEI Bahia, que foi lançado em dezembro de 2016, é extinguir a utilização do papel como suporte físico para processos administrativos. A implantação já está ocorrendo, inicialmente, na Secretaria da Administração (Saeb), e, gradativamente, em outras instituições ligadas ao Governo do Estado. O SEI traz mais agilidade, transparência e redução de custos para a máquina pública.

O Poder Executivo da Bahia é o primeiro do País a implantar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o propósito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)