A primeira edição da Campus Party Bahia, que ocorrerá entre 09 e 13 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador, tem mais uma palestrante confirmada: Ada Yonath. Graduada em química pela Universidade Hebraica de Jerusalém e PhD pelo Instituto Weizmann de Ciência (Israel), ela também tem pós Doutorado no Mellon-Institute e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.
Os estudos de Yonath detalharam as ações dos ribossomos — presentes em todos os seres vivos, de bactérias a grande mamíferos. A pesquisa também revelou como eles utilizam as informações presentes no DNA para produzir proteínas, como anticorpos, hemoglobina (substância que transporta o oxigênio pelo sangue) e hormônios. Em função disso, o trabalho de Yonath foi importante para o desenvolvimento de antibióticos mais eficazes, que não deixem as células resistentes aos remédios.
Além do Nobel da Química em 2009, a cientista foi homenageada pelo Prêmio Israel, com a Medalha de Ouro Linus Pauling pela Universidade de Stanford, com o Prêmio Mundial de Ciência Albert Einstein pela Universidade de Princeton, com o Prêmio L’Oreal Unesco para Mulheres na Ciência, com o Prêmio Wolf pela Paz, pelo Vaticano, com o Prêmio Louisa Gross Horwitz pela Universidade de Columbia, pelo Prêmio Erice Prize e com a Medalha de Ouro do Primeiro-Ministro da Índia, entre outros.
Palcos
A Arena da Campus Party Bahia terá quatro palcos – ‘Feel the Future’, ‘Criatividade e Entretenimento’, ‘Inovação’ e ‘Ciências’ -, onde os palestrantes referência em suas áreas irão debater temas e tendências da atualidade. Além de Ada Yonath, estão confirmadas as palestras de Candice Pascoal, fundadora e CEO da Kickante – a maior plataforma brasileira de crowdfunding; Ricardo Cappra, brasileiro que dedica-se a encontrar formas de hackear negócios e o comportamento humano através da Ciência de Dados; e Gabe Gabrielle, engenheiro, educador e palestrante motivacional que contará sobre sua trajetória no programa espacial da Nasa com fotos e vídeos.
A Inovação Produtiva será o tema principal da Campus Party Bahia, que é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a Telecomunicações Brasileiras (Telebras). Mais informações estão disponíveis no site do evento
Fonte: Ascom/Secti