Estacionadas no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, as unidades móveis do Mutirão de Cirurgias e o Odontomóvel estão levando assistência à população do oeste baiano. Parte do programa Saúde sem Fronteiras, do Governo do Estado, executados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as ações serão acompanhadas, nesta quinta-feira (20),  pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

As unidades do mutirão começaram o atendimento nesta quarta-feira (19), oferecendo exames pré-operatórios como eletrocardiograma, raio X e ultrassonografia, necessários para realização das cirurgias de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical, histerectomia e vesícula. Os atendimentos serão feitos até está quinta-feira (20)

Para ser atendido no Mutirão de Cirurgias, o paciente deve estar cadastrado na fila única de cirurgias e comparecer ao local munido do cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência, além de exames de sangue já realizados. No entanto, quem não tiver feito o cadastro na Secretaria Municipal de Saúde, mas possuir diagnóstico indicando a necessidade de alguma das cirurgias relacionadas, pode se dirigir às unidades móveis que será atendido.

E a população reconhece a importância do projeto, sobretudo aqueles que moram cerca de 1000km de Salvador, a exemplo Jucicleia do Santos, de Barreiras, que há três anos esperava por uma cirurgia de vesícula. Ela contou que o problema já estava até comprometendo seu emprego, pois ela faltava muito ao trabalho para fazer exames. “E hoje, consegui fazer tudo em único dia e já saí com minha cirurgia marcada para o dia 25 de agosto”.

Uma família que passou pelo atendimento odontológico também aprovou a iniciativa. “Isso aqui é maravilhoso, viemos em quatro e fomos todos atendidos no mesmo dia”, contou a dona de casa Eliane Medeiros, também moradora de Barreiras, que levou a filha de 7 anos, o irmão e a cunhada e saíram “sorridentes” depois do atendimento.


Fonte: Ascom/ Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)