O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove, no próximo mês de agosto, o Curso de Visitação Hospitalar para sua comunidade. A ação – em cumprimento à Portaria nº 880/2014, que assegura a assistência religiosa em hospitais – será organizada em quatro módulos, conduzidos por autoridades religiosas/espirituais, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e advogados.

Para se inscrever na capacitação, o interessado deve comparecer a um dos encontros ecumênicos realizados pela Diretoria de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HGRS. Intitulado ‘Tarde de Fé – Saúde para Servir’, projeto que acontece todas as quintas-feiras, às 15h, no Auditório Central da unidade. O curso também será realizado às quintas, no mesmo local, mas das 16 às 17h.

“Nosso objetivo é cumprir de maneira organizada o que determina a Secretaria da Saúde do Estado [Sesab]. Sabemos da importância da combinação harmônica entre os aspectos físico, mental e espiritual para o paciente internado, mas há técnicas e normas hospitalares que devem ser seguidas por qualquer agente religioso”, explica a diretora de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HGRS, Débora Santana. Segundo ela, as visitas sempre aconteceram, porém, é a primeira vez que a unidade oferece treinamento específico para esse fim.

O hospital disponibiliza 30 vagas para a atividade. No ato da inscrição, o candidato deve ter em mãos a carta de apresentação da instituição religiosa que lhe encaminhou. Ao fim do quarto módulo, a turma realizará provas prática e teórica. Os aptos receberão, em solenidade posterior, certificado e credencial para as visitas no hospital.

Os temas abordados serão ‘ Orientação sobre como lidar com a dor e a morte, com equipe de psicologia’; ‘Normas e técnicas de higienização e segurança hospitalar, com equipe de enfermagem’; e ‘Questões jurídicas do paciente, com advogados convidados’. No final do curso (31 de agosto), haverá avaliações práticas e teóricas, e, no mês de setembro, cerimônia de entrega de certificados e credenciais para os aptos.

Fonte: Ascom/Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)