Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar, em Salvador. A iniciativa é voltada para as funções de auxiliar administrativo, auxiliar de farmácia e operador de caixa. São 100 vagas por curso, com aulas realizadas a partir do próximo dia 24, nos turnos matutino e vespertino. 
As inscrições podem ser feitas até o dia 14, na sede da base. Os interessados devem apresentar cópia da carteira de identidade (RG) e do comprovante de residência, além de 1kg de alimento não perecível. A capitã Aline Muniz, comandante da BCS do Calabar, destaca que os cursos buscam preparar os moradores da região para o mercado de trabalho. 
“Nós percebemos o alto índice de desemprego entre os moradores e tivemos a ideia de oferecer esses cursos. O objetivo é dar uma oportunidade dessas pessoas melhorarem seus currículos. Além dos assuntos específicos de cada curso, vamos ministrar aulas de marketing pessoal e confecção de currículos”, explica a comandante. 
Para participar, o interessado deve ter a partir de 15 anos e morar no Calabar ou no Alto das Pombas. É permitida a inscrição em até dois cursos. No total, serão entregues 600 certificados. A capitã acrescenta que os alimentos arrecadados serão distribuídos para as famílias mais carentes da região. 
Foto: Daniele Rodrigues/GOVBA
As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 22, na sede da BCS
(Foto: Daniele Rodrigues/GOVBA)
“A falta de capacitação deixa muitos jovens da comunidade fora do mercado de trabalho. Esses três cursos são os primeiros. A gente pensa em oferecer cursos em outras áreas, como hotelaria e telemarketing”, afirma a capitã Aline Muniz. A iniciativa é realizada em parceria com as empresas Central Concursos e Apollo Global. 
Mais informações podem ser obtidas na sede da BCS do Calabar, localizada na Praça 11 de maio, ou pelo telefone (71) 3116-8499. Inaugurada em 2011, a base também desenvolve projetos nas áreas de esporte e cultura.