O sonho do ensino superior está mais próximo para moradores do bairro de Santa Cruz, em Salvador. A Base Comunitária de Segurança (BCS) da região iniciou, nesta segunda-feira (3), as atividades para uma nova turma do programa Universidade Para Todos (UPT), do Governo do Estado.

A iniciativa oferece aulas gratuitas para quem deseja prestar vestibular ou concorrer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação é desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e as estaduais de Feira de Santana (Uefs),do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc).

A gestora do UPS, Milena Gomes, explica que as aulas continuam até dezembro. “O curso é realizado no Colégio Estadual General Dionísio Cerqueira, das 13h30 às 16h30. São oferecidos material didático e fardamento. Ainda temos vagas disponíveis. Quem tiver interessado deve procurar a diretoria e apresentar cópias e originais do CPF, RG e comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental”, explica. 

A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria da Educação e a BCS, como parte dos princípios do programa estadual Pacto pela Vida. São oferecidas aulas de português, redação, matemática, física, química, biologia, literatura, língua estrangeira história e geografia, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, simulados e orientação vocacional. O curso oferece ainda isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Para a estudante Taiane Almeida, a iniciativa representa uma chance de conquistar uma melhoria de vida. “É uma oportunidade muito boa, de se preparar com qualidade e ter chances de entrar numa boa universidade. Vou me preparar para realizar o meu sonho de entrar numa universidade e ter uma vida melhor. Estou confiante que esse curso é o início de uma nova etapa em minha vida”, afirma.

O Universidade Para Todos ofertou neste ano 16.400 vagas para estudantes das redes públicas estadual e municipal, estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 4º ano da Educação Profissional. As aulas são realizadas em Salvador e mais 228 localidades da Bahia, em 27 Territórios de Identidade.

Repórter: Tácio Santos