O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, visitou escolas em Salvador e Dias d’Ávila, neste último final de semana, acompanhado por técnicos da Secretaria. No município de Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no domingo (23), Pinheiro esteve no Colégio Estadual Doutor Luis de Moura Bastos e seus três anexos, além da Escola Municipal Luis Sandes, que funciona num prédio cedido pelo Estado.

“Nossas visitas a estas escolas são no sentido de buscar reestruturar a parte física e a oferta de cursos, buscando ouvir os gestores, para realizar as modificações necessárias a partir daquilo que coletamos na ponta. Aqui, por exemplo, o desafio pautado para a Secretaria é organizar o Colégio Doutor Luis de Moura Bastos em uma única área, além de prover uma infraestrutura capaz de ofertar ensino de qualidade em todo o município, com a reestruturação da nossa rede”, avaliou Pinheiro.

A diretora do Colégio Doutor Luis de Moura Bastos, Zaira Isabel Carvalho Brito, destacou que esta foi a primeira vez que recebeu a visita de um secretário. “Ele teve a atenção de percorrer as instalações de todos os anexos e nos ouvir, junto com sua equipe, buscando compreender a realidade de nossa comunidade escolar para propor melhorias e modificações”, disse.

Em um dos anexos visitados, localizado na sede do município, Pinheiro dialogou com jovens do Clube de Desbravadores, que trabalham com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos e utilizam a estrutura do anexo nos finais de semana para promover encontros e reuniões. O secretário também esteve no anexo Entroncamento, que funciona no turno noturno na Escola Municipal Laura Folly, e no anexo localizado na Escola Municipal Altair da Costa Lima.

Primeiro Emprego

Durante a visita, o secretário e a equipe foram também recepcionados pelo jovem egresso da Educação Profissional, que trabalha no Colégio Doutor Luis de Moura Bastos, Luis Claudio de Lima Carvalho, 20 anos, que foi contratado como auxiliar de técnico de logística, através do Programa Primeiro Emprego. “Este programa é maravilhoso porque nos oferece a chance de entrar no mercado de trabalho, neste momento de crise nacional. Muitos alunos têm dificuldade de encontrar o primeiro emprego pela falta de experiência e o mercado é muito exigente, não bastando apenas a formação mas também a comprovação da prática”, destacou.

No sábado (23), Pinheiro realizou visitas a escolas localizadas em Salvador, nos bairros de Pau da Lima e Vila Canária, no miolo central da capital. Acompanhado por técnicos da Secretaria, ele percorreu as instalações dos Colégios Estaduais Filadélfia, Professora Maria de Lourdes Parada Franch e Armandina Marques. O secretário também percorreu as ruas do bairro, com a intenção de identificar áreas possíveis de construção de um novo prédio escolar.

Fonte: Ascom/Educação