Com o objetivo de estabelecer um contato direto com os gestores escolares, a Secretaria da Educação do Estado está realizando o ‘Diálogo com Gestores’. Nesta quinta-feira (13), o secretário Walter Pinheiro e a equipe técnica da secretaria estão reunidos com 80 gestores de escolas dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Ribeira do Pombal (NTE 17), Alagoinhas (NTE 18) e de Feira de Santana (NTE 19). A atividade acontece durante todo o dia no Centro Territorial de Educação Profissional Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas.
Segundo Pinheiro, o encontro é fundamental para nortear as prioridades da gestão. “Esta é uma relação direta da secretaria com a ponta e, ao mesmo tempo, também permite que os setores, os gestores, as escolas e os professores tenham a possibilidade efetiva de colocar os seus pontos de vista e passar para a secretaria, inclusive, quais são as suas dificuldades, além de estabelecer o caminho de volta. Ou seja, como é que a Secretaria dialoga e toca as questões da ponta, fazendo funcionar as escolas”, afirma. 
A diretora Maria da Conceição Pereira, do Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas, acredita que a iniciativa fortalece a gestão escolar. “Nós, que ficamos aqui na ponta, precisamos de informações que vêm do topo, apesar de termos o apoio muito grande do NTE. Mas têm informações que a gente precisa ter acesso, de maneira mais detalhada.  Então, quando vem um grupo da secretaria fazer este encontro conosco, a gente sai daqui revigorada”. 
Troca de experiências
Para Maria José Santana, diretora do Colégio Estadual João Francisco da Silva, no município de Sítio do Quinto, o encontro contribui para a melhoria das escolas. “É muito importante este contato, de estar trocando experiências com outros gestores e dialogando com os gestores da secretaria sobre a nossa realidade, buscando soluções para os nossos problemas”, considera.
Já o vice-diretor Raimundo Tadeu, do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, município de Banzaê, diz que a iniciativa vai além da troca de experiências. “Considero este um momento fundamental para as práticas de atualização, do que o gestor deve fazer para melhorar a gestão na sua unidade de ensino. Este trabalho é importante porque nos auxilia com cada situação da parte técnica da gestão”. O próximo ‘Diálogo com Gestores’ está programado para os dias 20 e 21, na sede do NTE 11, em Barreiras, envolvendo também os gestores dos Núcleos Territoriais de Educação de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Eunápolis (NTE 27).
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação