Os alunos do curso técnico em Alimentos, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia (Cetep), localizado no município de Itororó, no centro sul do estado, estão produzindo compotas, pães integrais e doces que incrementam a agricultura familiar da região. Eles aprendem diversas receitas e também são estimulados ao empreendedorismo ao participar de feiras e exposições, nas quais vendem os produtos.

De acordo com a auxiliar de laboratório, Luzia de Souza, que também é responsável por orientar os estudantes, os produtos são feitos no laboratório do curso, utilizando frutas da região como jaca, banana, goiaba, cacau, além de legumes e outros alimentos. “Toda essa produção é voltada para os produtos orgânicos adquiridos de pequenos produtores regionais como alunos e agricultores familiares da região. Esta é uma forma de movimentar a economia local e agregar valor à produção regional”.

Itororó Cetep
Foto: Divulgação/Educação

Entre os produtos fabricados destaque para o pão integral com recheio de banana, linhaça e gergelim; doce de leite pastoso com maracujá, goiaba e ameixa; ambrosia e o doce de banana pastoso. Também são produzidos picles de legumes, conservas de legumes com pimenta, temperos e molho de tomate com ervas finas. Os produtos são vendidos no próprio Cetep, na loja conhecida como Cetepito, e em feiras locais, nas quais o Centro é convidado para participar, a exemplo da Exposição Agropecuária de Itapetinga.

A estudante Thamilly Santos, 17, diz que já vendeu em sua casa doce de leite feito com maracujá e pão integral. “O curso é muito bom porque aprendemos diversas receitas nutritivas nas quais relacionamos conteúdos como valor nutricional, prazos de validade e alimentação saudável. Após me formar pretendo, futuramente, abrir uma indústria e gerar empregos na cidade”.

Para Bruno Silva, 17, o curso superou as suas expectativas. “Entrei sem saber fazer nada e, hoje, sei produzir doce de leite com ameixa e goiaba, compotas, pão integral e outros. São receitas práticas e que servem como alternativa de geração de renda”. Ele pretende cursar faculdade de Engenharia de Alimentos.

Confira a receita de integral com recheio de banana

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo branca
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de aveia
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
½ xícara de óleo de girassol
2 xícaras de leite morno desnatado
1 colher de sopa cheia de fermento granulado
6 bananas nanicas amassadas
Canela em pó

Modo de fazer

Bater no liquidificador o leite, ovos, açúcar, óleo e o fermento. Despejar em uma tigela com as farinhas e a aveia e misturar bastante (massa mole). Despejar metade da massa em uma assadeira própria para pão, aproximadamente 35 centímetros, untada com óleo de girassol e enfarinhada. Acrescentar as bananas amassadas, polvilhar com canela em pó, derramar o restante da massa.

Deixar descansar, por aproximadamente uma hora, até dobrar de volume. Levar ao forno previamente aquecido e deixar assar por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno depois de frio. O recheio pode ser substituído a gosto (maçã, ameixa, goiabada, avelã e outros).

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado