Na lista dos estudantes pré-selecionados para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), estão cinco alunos da rede estadual da Bahia, de colégios localizados em Adustina, Lagoa Real, Catu, Feira de Santana e Malhada. O PJB selecionará 78 jovens em todo o país do Ensino Médio de escolas públicas e particulares que vivenciarão o processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O evento acontece de 25 a 29 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Com o projeto “A implantação de playgrounds em parquinhos para crianças com deficiência física”, a estudante do 3º ano, Beatriz da Silva Souza, do Colégio Estadual Prisco Viana, no município de Lagoa Real, foi uma das baianas pré-selecionadas. “Estou em uma expectativa muito grande de estar entre as selecionadas. Sei que é uma responsabilidade enorme estar representando a minha cidade e fico feliz do meu projeto estar sendo reconhecido, pois pode contribuir para ajuda crianças em todo o Brasil”, explicou.

A realização de todas as etapas do programa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O processo seletivo do PJB é composto de duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas secretarias de Educação de cada Estado e do Distrito Federal, e a seleção final realizada pela Câmara dos Deputados. Os 78 alunos que serão empossados como deputados jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. O PJB visa potencializar a atuação mais democrática dos jovens e o seu protagonismo político.

Como acontece

O Parlamento Jovem Brasileiro simula uma jornada parlamentar, através da qual os jovens estudantes vão atuar como deputados jovens, vivenciando o trabalho de um parlamentar federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação da cidadania. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos e estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou o 4º ano da Educação Profissional na modalidade Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Veja os pré-selecionados da rede estadual da Bahia:

– Admilson dos Santos Boaventura – Colégio Estadual Castro Alves (Adustina)

– Beatriz da Silva Souza – Colégio Estadual Prisco Viana (Lagoa Real)

– Bruno Willian da Conceição Jorge – Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Gois (Catu)

– Luis Inácio de Souza Pereira – Colégio da Policia Militar Diva Portela (Feira de Santana)

– Túlio dos Santos de Souza – Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Malhada)


Fonte: Ascom/Educação