O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, esteve em Brasília, na terça-feira (25), Dia Internacional da Agricultura Familiar, para participar do Seminário sobre Transformação Rural Sustentável e Inclusiva, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

O objetivo do evento foi compartilhar conhecimentos e discutir questões ligadas à transformação rural sustentável e inclusiva no Brasil, destacando boas práticas e os desafios para o futuro. O seminário também debateu temas que serão tratados na conferência internacional sobre cooperação sul-sul e triangular, que está sendo organizada pelo FIDA e pelo governo brasileiro e acontecerá no final de novembro.
O secretário Jerônimo Rodrigues, que participou do evento representando a Bahia e o Fórum de Secretários da Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais, foi um dos painelistas e falou sobre o acordo de cooperação existente entre a Bahia e o FIDA, e os desafios para avançar no desenvolvimento rural do Estado e do Brasil.

Rodrigues destacou que foi uma agenda grandiosa “pois não se combate a pobreza sem fomento, sem inclusão produtiva, e, a experiência nossa com os acordos de empréstimos, entre o Estado da Bahia e o FIDA, já resultaram em três parcerias de cooperação: Pró-Gavião, Gente de Valor e, agora, o Pró-Semiárido. Estas iniciativas apontam que é possível termos uma transformação do rural com sustentabilidade, apesar dos desafios da fome, da infraestrutura, acesso a água, da participação de sindicatos, associações, estradas, juventude, mulheres. É uma pauta de muita responsabilidade com todos envolvidos”.

O evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Programa Mundial de Alimentos (PMA), de organizações sociais, a exemplo da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetraf).

No Seminário, foi apresentado o Relatório de Desenvolvimento Rural 2016 (RDR2016). O documento é a principal publicação do FIDA e um alerta sobre a importância de políticas públicas contra a pobreza. O relatório enfatiza que a inovação rural é a base para eliminar a pobreza e a fome no mundo e é fundamental para construir sociedades inclusivas e sustentáveis. “Este relatório na realidade cria ‘sementes’ e contribui para as próximas intervenções e projetos, apontando áreas estratégicas de atuação relacionadas ao desenvolvimento rural”, disse Hardi Vieira, representante do FIDA no Brasil.

Fonte: Ascom/SDR