Gestores, diretores e curadores de instituições, mostras cênicas e festivais brasileiros e latino-americanos aportam em Salvador para a realização de oficinas, debates, sessões de showcases e rodada de negócios, da próxima terça-feira (17) ao dia 6 de agosto. Focado na economia criativa, o projeto Pavio Arte e Negócios, com o apoio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), promove o desenvolvimento de estratégias de produção, gestão, comercialização, marketing e internacionalização de criadores e produtores da Dança, do Teatro e do Circo.

A programação da Pavio, que é uma realização da Baobá Produções Artísticas, tem início com a oficina ‘Produção e Comercialização de Produtos Cênicos’, ministrada por Sérgio Bacelar (DF), criador do Festival do Teatro Brasileiro – um projeto de intercâmbio interestadual que apresenta mostras de todas as regiões do País. A segunda oficina – ‘Empreendedorismo Cultural’ será realizada pelo dançarino, coreógrafo, produtor cultural, Octávio Nassur (PR), idealizador do FIH2 Festival Internacional de Hip Hop e coordenador Nacional do MBA em Dança – Gestão e Produção Cultural – da Faculdade Inspirar em Curitiba.

Completa o ciclo de oficinas, o diretor executivo da Plataforma de Internacionalização do Teatro (Platô), Marcelo Bones (MG), programador, consultor de importantes festivais no Brasil, idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais, organização que se dedica à pesquisa, informação e reflexão sobre festivais de teatro. As inscrições para os três eventos, que têm vagas limitadas, podem ser feitas no site do projeto.

A Pavio realiza ainda, entre outras atividades, uma a Rodada de Negócios, abrindo espaço de diálogo direto entre 10 curadores e programadores de projetos em artes cênicas (nacionais e internacionais) e artistas, produtores e criadores do gênero, que terão a oportunidade de oferecer seus produtos. Inscrições são prévias, no site. Saiba mais no site da Secult.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)