O Programa Recicle Já Bahia, que promove a coleta seletiva de lixo e descartes em órgãos e secretarias do Governo do Estado da Bahia, está chegando ao Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. “É um trabalho em que todos devem participar nos dias de hoje e fundamental também para uma área como o Centro Histórico de Salvador [CHS]”, alerta o coordenador de Articulação e Difusão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Ackermann Yeddo. 
É este setor que administra o Centro de Documentação e Memória (Cedom) e reúne 50 anos de produção e história do Ipac, com biblioteca, centenas de fotografias, mapas, projetos e outros documentos que contam cinco décadas do patrimônio cultural baiano. Como uma das etapas do processo do ‘Recicle Já Bahia’ no Cedom/Ipac, no Pelourinho, uma palestra com a coordenadora do programa, Vanuza Gazar, foi promovida na manhã de terça-feira (24). Reciclagem, métodos e procedimentos foram abordados. 
“Temos o compromisso de reduzir a quantidade de resíduos que é enviado aos aterros sanitários e lixões. Nosso objetivo é desviar esses resíduos para serem recolhidos pelas cooperativas, gerando emprego e renda para essas pessoas e, ao mesmo tempo, trazendo auxílio direto para o meio ambiente", explicou a coordenadora. Mais informações estão disponíveis no site do Ipac.
Fonte: Ascom/Ipac