As oficinas do Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), que fazem parte do projeto OROAFROBUMERANGUE, continuam neste mês de julho. Serão realizadas três oficinas direcionadas a artistas e interessados do município de Alagoinhas e região: elaboração de projetos culturais, iluminação cênica e percussão para mulheres. O projeto é apoiado financeiramente pelo o Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas pelo site do grupo e presencialmente, no Centro de Cultura de Alagoinhas, onde são ministradas as aulas (confira programação abaixo). As oficinas marcam o início de uma temporada de três meses do grupo no cenário cultural alagoinhense, que abrange ainda a realização de um Sarau Afro Poético, do IPADÊ – Fórum NATA de Africanidade e apresentações do projeto Natas em Solos, no mês de agosto.

As inscrições para cada oficina se encerram sempre cinco dias antes do início da respectiva oficina. Os selecionados serão divulgados dois dias antes no site do NATA e nos murais do Centro de Cultura de Alagoinhas.

Oficinas Oroafro – Alagoinhas

Produção teatral e elaboração de projetos culturais | Susan Kalik
De 13 a 16/07
Quinta e sexta: 18h as 22h
Sábado e domingo: 10h às 17h
A oficina propõe um olhar sobre a produção teatral, com o objetivo de apresentar ferramentas para a criação, produção e organização de projetos teatrais. Para a discussão serão utilizados cases de sucesso da Modupé Produtora, como os espetáculos Namíbia, não! de Lázaro Ramos e EXU, A Boca do Universo do grupo NATA.

Pintando sentimentos – A luz em cena | Nando Zâmbia
De 20 a 23/07
Quinta e sexta: 18h as 22h
Sábado e domingo: 10h às 16h
"Pintando Sentimento – A luz Em Cena", oficina de Nando Zâmbia, voltada para profissionais da cena na compreensão da luz dramática, otimizando o aproveitamento da iluminação cênica na valorização das expressões no palco e na construção da personagem.

Mulheres, tambores e poéticas futuristas | Sanara Rocha
De 27 a 30 de julho.
Quinta e sexta: 18h as 22h
Sábado e domingo: 10h às 16h
A oficina “Mulheres, Tambores e Poéticas Futuristas”, proposta por Sanara Rocha, pretende, através de exercícios rítmico práticos, iniciar mulheres no universo da percussão. Como estratégia de empoderamento e para construção de novas poéticas cênicas femininas.

Fonte: Ascom/Secult