A exposição ‘Radiografia Urbana III’, dos artistas visuais Vera Gamma e Rogério Gomes, estreia em Salvador nesta quinta-feira (6), às 18h, na Galeria dos Novos do Museu de Arte Moderna (MAM-BA), localizado na Avenida Contorno, Solar do Unhão, em Salvador. Propondo um olhar aprofundado sobre as transformações urbanas em uma perspectiva antropológica, a mostra itinerante já passou por São Paulo e Maceió. A mostra fica em cartaz até 6 de agosto, de terça-feira a domingo, das 13 às 18h.

MAM
Foto: Divulgação-MAM-BA

Sob a curadoria da diretora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nanci Novais, a mostra procura criar uma cartografia poética capaz de sugerir um modo particular de percepção da cidade, explorando suas formas e singularizando as relações entre o que sempre se põe aparente. A mostra “converte a cidade em um teatro de operações e movimentos, cujas complexas planificações urbanas refletem a condição sócio antropológica a que acha-se submetida, descontinuando distintas camadas de tempo e espaço”.

Para Salvador, havia a necessidade de ser pensada uma nova visualidade. O desafio seria criar um estado metafórico capaz de em certo momento traduzir o comportamento e o pensar do cidadão soteropolitano. A partir desta questão surgiu a definição das cores vermelho, branco, dourado, azul-roxo, preto, das alusões cartográficas e dos elementos mais materiais possíveis. A parceria de Vera e Rogério já acumula mais de duas décadas de trocas experimentais diversas, combinando ferramentas distintas e afinando a conexão entre as obras.

Fonte: Ascom/Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)