Com mais de 260 anos de história, a Cordoaria é uma comunidade quilombola localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). No local, 300 famílias desenvolvem atividades do cotidiano e conquistam os benefícios das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo da Bahia. 
A comunidade vive da agricultura familiar e da comercialização dos produtos obtidos por meio do cultivo da mandioca, como farinha, beiju, goma e tapioca. Do antigo método de fazer farinha, com equipamentos de madeira e cipó, os produtores da comunidade guardam as histórias e as cantigas que entoavam durante a produção. 
Desde abril, eles trabalham em uma nova casa de farinha, totalmente reformada e com equipamentos novos, como resultado do Projeto Multicultivo Quilombolas de Cordoaria. A comunidade foi contemplada com recursos de R$ 121 mil do Edital de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários e a Redes de Economia Solidária de Matriz Africana. 
Outros 50 projetos foram beneficiados pelo edital, que contribui para o resgate da dívida social histórica com os afrodescendentes da Bahia. A Cordoaria é tema de vídeo da série ‘Nossa Cultura’, produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult).