A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, em Salvador, vai oferecer uma oficina gratuita de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo sábado (15), das 9h às 11h. As inscrições podem ser feitas até o início da aula, no próprio local. 
Nesta quinta-feira (13), alunos da Escola Estadual Severino Vieira estiveram na biblioteca, onde assistiram a uma palestra da historiadora Josenilda Mesquita sobre o 2 de Julho. Em outra sala, dez estudantes participaram de uma oficina de informática. Alan Vagner Soares, 14 anos, aluno da 8ª série do Severino Vieira, gostou da palestra. “Pude aprender mais sobre a Independência da Bahia. Já conhecia o espaço, pois tinha vindo assistir teatro. Em setembro, voltarei, desta vez para apresentar uma peça”, afirma. 
Para Josenilda Mesquita, a aproximação entre os estudantes e a biblioteca é importante. “Este é um espaço de construção do conhecimento. Fui convidada pela Fundação Pedro Calmon porque estou fazendo doutorado sobre o 2 de Julho, na área de jogos, com os personagens da data”. 
A estudante Jamile Portela, 11, é uma das participantes da oficina de informática, que prossegue até esta sexta (14). “Eu já faço teatro aqui há um ano e meio. Agora estou na informática. Também venho muito fazer leitura”. Outra aluna da oficina, Dafne Costa, 8, conta com o curso para o desenvolvimento. “Ajuda a fazer pesquisas. No futuro, vai facilitar para eu encontrar trabalho também”. 
Especializada em literatura para o público infantil e vinculada à Fundação Pedro Calmon (FPC), a biblioteca possui livros de diversas áreas do conhecimento, inclusive a literatura de cordel. Durante todo o ano, o espaço atrai milhares de jovens com diversas atividades, como oficinas de teatro e palestras.
Repórter: Raul Rodrigues