As matrículas para as capacitações que a Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb) realizará em agosto próximo começa nesta quinta-feira (20). Servidores estaduais ligados a órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual podem escolher entre 31 cursos diferentes, sendo dez deles na modalidade EAD e outros 21 com turmas presenciais. As inscrições devem ser feitas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), de acordo com o cronograma da UCS/Saeb.

Durante todo o mês serão ministradas 42 turmas, somando 1.275 vagas oferecidas. Deste total, 23 capacitações serão direcionadas para turmas específicas, compostas por servidores indicados por suas chefias diretas, com a formação de 420 pessoas. As demais capacitações terão 19 turmas abertas a todo servidor público baiano, da capital e interior, com 585 vagas EAD e 270 vagas presenciais – é o maior número de oportunidades para capacitação em cursos à distância do último trimestre.

A partir desta quinta, os servidores estaduais podem se inscrever nas capacitações presenciais ‘Processo de Trabalho e Comportamento Organizacional’, ministrado no auditório da UCS/Saeb, localizado no SAC Servidor, Boca do Rio; ‘Noções Básicas de Licitações’, ‘Preparatório para Membro de Comissão de Licitação’ e ‘Preparatório para Pregoeiro’, os três ministrados no auditório da Superintendência de Patrimônio (Supat/Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Ainda podem ser feitas inscrições para os cursos presenciais ‘Gestão por Competências’, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e ‘Comunicação Interpessoal no Ambiente de Trabalho’, ambas na UCS/Saeb; ‘Papel do Gerente na Gestão do Desempenho de Equipes’, no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), no CAB, e ‘Curso de Formação de Brigada de Incêndi’o, na Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), no bairro de Monte Serrat.

As capacitações têm o objetivo de promover conhecimentos básicos ou preparar os formandos para o desenvolvimento de novas funções em seu ambiente de trabalho. A cartela de cursos oferecidos pela UCS/Saeb é extensa e variada, incluindo, pelo menos no mês de agosto, formação nas áreas processos, atendimento, logística, informática, licitação, gestão de equipes e das organizações, instrutoria interna, comunicação interpessoal, compras, contratos, entre outros, além do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)