Uma novidade para os 24.500 moradores de Guarajuba e região. O Ponto Cidadão que fica na localidade passa a disponibilizar 21 serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). O novo atendimento terá início a partir de terça-feira (23). Na ocasião, às 9h30, o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, visitará o local, em companhia do diretor do Detran, Lúcio Gomes.

Resultado de uma parceria antiga entre a Secretaria de Administração (Saeb) e o Detran, a presença da unidade na Rede SAC, consolidada há 20 anos, recebe um novo fôlego no formato do projeto piloto de ampliação dos serviços dos Pontos Cidadão. “Os serviços do Detran são altamente demandados pela população, e trazê-los para o Ponto Cidadão é uma ação estratégica que corrobora com a nossa diretriz de sempre modernizar e ampliar os serviços da Rede SAC, explicou Edelvino Góes.

A diretora de Desenvolvimento de Projetos da SAC, Márcia Hlavnicka, conta um pouco mais sobre o projeto: “Estamos fazendo estudos de viabilidade há algum tempo e escolhemos a unidade de Guarajuba por sua relativa proximidade com a capital, de modo que é mais fácil acompanhar o desenvolvimento de perto e fazer todos os ajustes antes de expandir o formato para o interior”.

E a expansão é eminente. O Governo do Estado espera conseguir ajustar tudo a tempo para a inauguração das próximas unidades do Ponto Cidadão, que já estão em fase de planejamento. A adequação dos Pontos em funcionamento fica para um segundo momento, considerando a necessidade de adequação dos espaços e da equipe.

Em Guarajuba, a unidade mais próxima a que o cidadão poderia recorrer para realizar serviços como alteração de dados da CNH, reabilitação de condutor ou 2ª via de CRLV era a Ciretran de Camaçari, a 35,5 quilômetros de distância, ou os postos SAC de Camaçari e de Lauro de Freitas, ambos distantes 40 quilômetros. Agora, os cidadãos contam com 1.320 senhas mensais apenas para serviços do Detran, que se somam às 3.740 disponibilizadas para as demais unidades conveniadas – Setre, IIPM/SSP, Cedep/SSP e Ceprev/Saeb.

O Ponto Cidadão, que completou três anos em dezembro do último ano, disponibiliza serviços de Inscrição no CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Antecedentes Criminais e serviços do Ceprev, além dos novos da Carteira Nacional de Habilitação – adição de categoria, alteração de dados, transferência, permissão internacional para dirigir e prova eletrônica, entre outros – e de Veículos – 2ª via de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Consultas, apenas.

Para informações sobre serviços e horários de atendimento, a Saeb disponibiliza o site, os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel) e o aplicativo SAC Mobile.


Fonte: Ascom/Saeb