Muitas escolas estaduais receberam visitantes especiais nesta segunda-feira (8), no início da votação que escolherá os novos membros do Colegiado Escolar. A eleição, que prossegue até sexta-feira (12), levou às urnas pais, mães e responsáveis, que, com representação garantida no colegiado, poderão dar sugestões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas da escola, juntamente com os demais membros eleitos – estudantes, funcionários e representantes dos professores.  
 
Empolgada com as eleições, a mãe do estudante Isaac Batista, 20 anos, a comerciante Emanuela Reis Batista, foi uma das primeiras a votar no Colégio Estadual Professor David Mendes, no bairro de São Marcos, em Salvador, onde o filho cursa o 3º ano. “A participação dos pais na vida escolar de seus filhos é muito importante. Estas eleições nos dão a oportunidade de estarmos mais presentes. Sou mãe participativa 24 horas do dia. Acompanho, participo das reuniões, faço parte da comissão dos pais e creio que tudo isto fortalece o interesse de Isaac em estar sempre buscando o conhecimento”, relata a comerciante. 
 
A diretora da unidade escolar, Marília Malhado, comenta que o Colegiado Escolar cumpre uma valiosa missão. “Percebo que, com a eleição para o Colegiado Escolar, estamos avançamos na melhoria da Educação, principalmente por conta da integração da família à vida escolar dos alunos”. A professora de Língua Portuguesa, Sueli Silva, completa que houve um intenso trabalho preparatório para dar “mais seriedade e visibilidade” ao processo. “Reforçamos, junto a todos os segmentos, a importância do voto. Observei que os professores ficaram mais engajados”, conta a docente, que também é membro da comissão eleitoral no David Mendes.
 
Participação integrada 
Para o presidente do Grêmio Estudantil do Colégio David Mendes, Ruan Santos, 21, aluno do 2º ano, a eleição do colegiado é um dos momentos mais importantes na vida escolar. “Ao participarmos do processo, estamos contribuindo para a construção de uma escola cada vez mais democrática e participativa, sempre visando a melhoria da qualidade pedagógica”, destaca o líder estudantil.
 
O coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação da Secretaria da Educação do Estado, José Barreto Bittencourt, ressalta que as ações que empreendidas para a fortalecer a gestão democrática e participativa das escolas. “Com as eleições do Colegiado Escolar, estamos vivenciando o ápice da participação democrática nas nossas escolas, levando em conta que o órgão tem caráter deliberativo, consultivo, mobilizador e de acompanhamento no sentido de cuidar da gestão pedagógica, a partir da concepção de uma escola com Educação de qualidade”.
 
A posse dos novos representantes do Colegiado Escolar de cada unidade ocorre entre 12 e 26 de maio. Os resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado