Fomentar a área de Urgência e Emergência como tópico essencial na formação dos profissionais da área de saúde, é o propósito da Sessão de Emergências do Hospital Geral do Roberto Santos (HGRS), em Salvador, que terá abertura no dia 4 de abril, às 14h, na sala 118 do edifico anexo da unidade, e acontecerá todas às terças-feiras, no mesmo horário e local do encontro inicial.

A Sessão é gratuita e tem como público-alvo os estudantes e residentes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Consta na metodologia da atividade discussão de casos clínicos, revisão de tópicos relevantes, aulas expositivas e participativas, opinião de convidados e especialistas em cada área, debate virtual em rede social e treinamentos por simulação. No brainstorming, abordagem sobre diagnóstico e tratamento menor que cinco minutos.

Os encontros terão 60 minutos de duração, cada, e haverá emissão de certificado para quem cumprir 50 horas presenciais. Apoiam as sessões o HGRS, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem).

A cerimônia de abertura terá a presença de representantes da Sesab, das universidades Federal da Bahia (Ufba) e do Estado da Bahia (Uneb), além de gestores do hospital – José Admirço Lima Filho (diretor-geral), Ana Carolina Gouveia (diretora da Emergência), Miguel Mota (diretor-clínico) e Daniel Farias (coordenador de Clínica Médica). O médico e professor André Durães é o responsável pela coordenação do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail andreduraes@gmail.com.

Fonte: Ascom/Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)