O Governo do Estado, através da administração do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, concluiu a implantação do projeto Liberdade Sustentável. O projeto é uma parceria com a Superintendência de Ressocialização Sustentável (SRS) da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que cedeu máquinas de costura.
A demanda do Projeto Liberdade Sustentável, onde se inserem os módulos de Corte e Costura: vestuário e modelagem; Fabricação de Chinelos; e serigrafia, surgiu a partir do conceito de sustentabilidade da unidade prisional. O objetivo é proporcionar a formação profissional dos reeducandos, visando à emancipação socioeconômica e à construção da cidadania no regresso ao convívio social.

Durante a implantação foi observado que alguns reeducandos já possuem conhecimento em atividades na área de corte e costura, de modo intuitivo, necessitando de qualificação profissional a fim de aprimorar seus conhecimentos técnicos. Este nivelamento será proporcionado pelo Projeto Liberdade Sustentável, que possibilitará a todos o exercício de atividades profissionais plenas no momento em que forem reinseridos na sociedade.