Com um volume crescente de seguidores no Facebook, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) está veiculando, exclusivamente nesta mídia social, campanha ilustrada com obras e investimentos estaduais que são resultado do imposto pago pelos baianos. São destacadas obras como o Metrô de Salvador, a recuperação de estradas em todo o estado, o HGE 2, os novos hospitais do Cacau e da Chapada e o programa Água para Todos, entre outras. A fan-page do órgão chegou à marca de 50 mil seguidores.

“As redes sociais tornaram-se ferramentas muito importantes para as organizações, e com o poder público não é diferente, pois elas ampliam e modificam a forma de se relacionar com a população”, afirma o secretário Manoel Vitório. Ele enfatiza que a campanha no Facebook constitui, além disso, uma iniciativa de educação fiscal, ao veicular o reconhecimento, por parte do poder público, pela participação de cidadãos e empresas no desenvolvimento do estado.

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Sefaz realiza campanha ilustrada no Facebook com obras e investimentos estaduais como o HGE2
Foto: Camila Souza/GOVBA

O secretário destaca outra campanha da Sefaz, voltada para o público interno, que reconheceu o empenho dos servidores fazendários para garantir o desempenho das receitas próprias em meio à recessão econômica e às instabilidade nas transferências da União. Segundo ele, a despeito da crise, a Bahia vem mantendo os salários dos servidores rigorosamente em dia, segue honrando os compromissos com os fornecedores e ampliou os investimentos em 45,09% – de R$ 2,198 bilhões, em 2015, para R$ 3,189 bilhões, em 2016. “Somados, os investimentos nos dois primeiros anos da gestão do governador Rui Costa chegam a R$ 5,387 bilhões”.

De acordo com o secretário, os recursos impulsionaram obras e ações em todo o estado, ampliando a infraestrutura necessária ao desenvolvimento econômico e contribuindo também para gerar emprego e renda. Além da página no Facebook, a Sefaz também possui um perfil no Twitter.

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… resultado do imposto pago pelos baianos. Entre outras obras divulgadas estão o Metrô de Salvador
Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Atualizações diárias

Com atualizações diárias, as redes sociais da Sefaz divulgam notícias sobre IPVA, ICMS, combate à sonegação, parcerias público-privadas (PPP), modernização do fisco e dão destaque também a outras importantes ações do Governo que são de interesse da população. Além disso, no Facebook e no Twitter, são divulgadas campanhas especiais, como a que mostra os investimentos, e outra sobre educação fiscal, com explicações sobre os principais tributos estaduais.

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…e a recuperação e manutenção de estradas em todo o estado da Bahia.
Foto: Manu Dias/GOVBA

“A Sefaz utiliza ainda o Facebook e o Twitter para divulgar serviços, falar sobre as suas ações e, caso surja alguma demanda, orientar o contribuinte sobre como proceder para entrar em contato com a Fazenda Estadual”, explica Vitório. Ele ressalta ainda que o órgão mantém, além disso, seus canais tradicionais de atendimento aos contribuintes – o Call Center 0800 071 0071 e o site, além do atendimento presencial em postos do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e inspetorias fiscais.

Fonte: Ascom/Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz)