A comunidade escolar do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Mirante, na região centro sul do estado, promove até esta quinta-feira (23) ‘Gincana do Conhecimento: escola e comunidade para educar e transformar’, com o objetivo de promover o protagonismo estudantil, por meio da música, dança, teatro, atividades lúdicas, palestras, provas de conhecimentos e tarefas que despertem a cidadania e a solidariedade.

“Preparamos várias atividades interdisciplinares que ligam as disciplinas estudadas em sala de aula a questões do cotidiano dos estudantes. Buscamos, com a gincana, promover o protagonismo estudantil, engajar os estudantes no processo educativo e tornar a escola um ambiente mais prazeroso, para, assim, incentivar o sentimento de pertencimento do ambiente e da comunidade”, explica a diretora da unidade escolar, Ranes Souza.

Os estudantes estão divididos nas equipes Branca, Preta e Vermelha, cumprindo tarefas diárias, entre as quais, a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para comunidades carentes da cidade. O estudante Jabson Costa, 17, do 3º ano, integrante da equipe Preta, afirma que está empolgado com a prova denominada ‘Escola Solidária’.

Segundo ele, sua equipe já arrecadou, até hoje, em torno de 200 quilos de produtos. “Esperamos conseguir ainda mais, até o final da gincana. Também já realizamos provas de conhecimentos, dramatização, provas de escrita, poesia e a tarefa do dia foi mobilizar a família, vizinhos e amigos para a palestra sobre a Reforma da Previdência, que foi ministrada no colégio”.

O integrante da equipe Branca, Matheus Renaux, 19, 3º ano, diz que a atividade integra a comunidade escolar. “A gincana está muito divertida, extremamente dinâmica e promovendo uma integração muito boa. Estamos unidos e fazendo novas amizades. Acredito que está sendo um grande aprendizado social e de vida para todos nós”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado