Contemplar a natureza e os livros. Assim se define o projeto de leitura ‘Ler ao Entardecer’, na comunidade rural de Planalto Iris, no município de Dário Meira, no centro sul da Bahia. Contemplada no Edital Setorial de Leitura 2016, a iniciativa promove encontros quinzenais, com duração de duas horas cada, para leitura de contos. 
Até 20 de maio, sob a orientação e supervisão de pedagogos, serão realizados encontros na Escola Municipal Inah Azevedo. Na ocasião, os participantes têm a oportunidade de citar livros e autores que já leram e compartilhar com quais se identificam mais. 
“A ideia do projeto surgiu da necessidade de oferecer oportunidade para o acesso à literatura nacional. Na comunidade, temos uma grande carência de eventos culturais, sentimos a falta de um cinema, teatro, escolas e oficinas voltadas para a prática artística, o que faz com que a limitação à cultura se restrinja à TV. Nos finais de semana, os jovens são atraídos pelo alcoolismo e queríamos mudar essa realidade”, explica a proponente do projeto, Júlia Alice Botelho.  
Júlia, que é professora, desenvolveu o processo de escrita da proposta ao lado do professor e atual coordenador do projeto, Anderson Dias. “Pensamos numa proposta na qual a literatura chegasse à vida desses adolescentes e jovens de maneira mais livre, sem a obrigatoriedade de notas que a escola exige”, acrescenta Júlia. 
Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon