Depois da mostra ‘Mestres da Capoeira’, o Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, administrado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/ipac), apresenta ao público uma nova exposição temporária. Desta vez, misturando arte e religiosidade. ‘Amém & Axé’, que estará aberta à visitação nesta sexta-feira (31), aborda sobre duas vertentes religiosas, por meio das fotografias de Ricardo Sena (parte Axé) e das esculturas de santos católicos (Pop Saints) no estilo kitsch da artista Giórgia Legalle (parte Amém). A entrada é gratuita e ode ser conferida até o dia 30 de abril.

exposição Ferrão
Fotos: Ricardo Sena

A designer industrial e de interiores Giórgia Legalle, que atua há mais de 12 anos na área de decoração, pintura e desenvolvimento de esculturas estilizadas, possui uma linha de criação voltada para a estética kitsch, a qual se baseia na reinvenção de formas de expressão convencionais. Os ‘Pop Saints’ (Santos Pops), peças exclusivas criadas por Giórgia, são figuras kitsch de santos católicos pintados com cores fortes, flores e ornados com elementos customizados.

exposição Ferrão

A parte ‘Axé’ tem o trabalho do fotógrafo Ricardo Sena, que trabalha com a luminosidade em suas fotos, remetendo a uma ‘pomba da paz’. Ele mostra um recorte em fotografias, todas em preto e branco, sobre festividades e rituais das religiões de matriz africana, tendo como geografia do trabalho as cidades de Salvador, Santo Amaro, Cachoeira e a Ilha de Itaparica. Leia mais no site da Dimus/Ipac, que é vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Fonte: Ascom/Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac)