Para promover e divulgar o ecoturismo no município de Jequié, no sudoeste da Bahia, 16 estudantes do curso técnico de nível médio em Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco (CEEP), desenvolveram o aplicativo (app) ‘Jequié Eco Tour’. A ferramenta possui textos, imagens e vídeos e busca apresentar as belezas naturais da região, possibilitando que os turistas se desloquem com facilidade utilizando as trilhas virtuais disponíveis no app. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do aplicativo contribui para a formação dos futuros técnicos, que aliam teoria e prática diante de potenciais demandas do mundo do trabalho.

Para a criação do app, apresentado na Feira de Ciências da unidade escolar, os alunos foram separados em três grupos para produzir a ferramenta, a pesquisa de campo e a edição visual. “Utilizamos a plataforma App Inventor, onde incluímos imagens e informações sobre locais da região. Inicialmente disponibilizamos os trajetos da Barragem das Pedras e Fazenda Velha, com áreas de lazer, banho, serviços, restaurantes e bares”, explica a estudante Jéssica Batista, 18 anos, uma das envolvidas no projeto.

Jéssica é moradora da zona rural de Jequié, cresceu e vive cercada pela natureza. Para ela, a participação no projeto teve um sabor especial porque irá contribuir para chamar a atenção de todos quanto à necessidade da proteção e do cuidado com o meio ambiente, por meio de um turismo sustentável. “Este projeto abriu novas perspectivas, pois acabou derivando no reconhecimento de um trabalho que valoriza a cidade e pode servir para desenvolver o ecoturismo na região”, afirma.
Como utilizar

O app disponibilizará as trilhas por meio do acesso ao Google Maps. O usuário precisará acessar o aplicativo em um lugar com conexão para conhecer o trajeto e depois, mesmo que esteja em alguma área sem sinal de internet, visualizará todas as informações de forma off-line. Os estudantes finalizam os preparativos para que o app esteja disponível para download ainda neste mês, por meio do blog do projeto.

A iniciativa dos estudantes tem despertado o interesse das autoridades locais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de Jequié, deve disponibilizar o aplicativo no site do órgão. “A prefeitura está com o objetivo de expandir o lado cultural e turístico da região e nos convidou para disponibilizar a ferramenta no site da prefeitura. A ideia é expandirmos os trajetos e locais de pesquisa do aplicativo para podermos apresentar um projeto mais completo”, destaca o professor e orientador da iniciativa, Alisson Santos.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação