Turistas que desembarcam no Porto de Salvador, nesta terça-feira de Carnaval (28), são recebidos em ritmo de festa e música baiana. Mais de 7 mil visitantes, vindos em dois navios de cruzeiro, chegaram a tempo de participar do último dia de folia na capital baiana. No total, três navios aportaram com mais de 9,2 mil passageiros durante o Carnaval.
Com apresentação de músicos no Rixô Elétrico (espécie de minitrio), baianas tipicamente vestidas e profissionais do Projeto Guias e Monitores, da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), realizam o receptivo especial em diversos idiomas. Eles apresentam atrativos turísticos de Salvador e localidades próximas, além de prestar informações sobre a programação do Carnaval e transporte, entre outros assuntos. “Estamos aliando profissionalismo à tradicional hospitalidade baiana”, afirmou o secretário do Turismo, José Alves.
Vindas de Recife, as irmãs Conceição Neves e Maria do Carmo Silva estavam animadas com a acolhida e com a programação do dia, em Praia do Forte. "O receptivo é ótimo, feito por profissionais alegres e prestativos", disse Conceição. Já Maria do Carmo considerou o atendimento ao turista uma gentileza a mais.
Atendidos pelos guias e monitores e também animados para passear, João Luís Ribeiro e Vivian Vidal se preparavam para encontrar a família na Barra. "Eles chegaram há alguns dias", explicou a paulista, que afirmou já ter perdido as contas de quantas vezes veio à Bahia. Ao lado, João Luís contou ser a primeira visita dele ao estado. "Vim pela cultura da cidade, para relaxar um pouco e curtir a festa"

Guias e Monitores
Desde o início da operação de receptivo especial para turistas, na última quinta (23), os 200 profissionais da equipe do projeto Guias e Monitores, presentes em Salvador, Praia do Forte, Ilhéus e Porto Seguro, realizaram mais de 84,3 mil atendimentos. A ação segue até a madrugada da Quarta-Feira de Cinzas (1º).
A equipe do projeto é capaz de fornecer informações turísticas em até 10 idiomas (inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, grego, japonês, holandês, russo e mandarim), além do português e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto Guias e Monitores visa fortalecer o atendimento já realizado durante o ano todo nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), localizados no Pelourinho, Aeroporto, Rodoviária e no bairro do Rio Vermelho.

Fonte: Ascom/Setur