Com samba, alegria e profissionais qualificados, a Secretaria de Turismo (Setur) iniciou, nesta quinta-feira (23), o receptivo aos turistas no Aeroporto Internacional de Salvador. Foi o primeiro dia da operação Boas-Vindas para o Carnaval em Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Praia do Forte. 
Uma equipe com 200 profissionais está mobilizada no trabalho, que segue até a Quarta-feira de Cinzas (1º), fortalecendo o atendimento já realizado durante o ano todo nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), localizados no Pelourinho, Aeroporto, Rodoviária e no bairro do Rio Vermelho.
 
O visitante que solicitar informações sobre a  programação do Carnaval, transportes públicos e atrativos turísticos da Bahia, entre outras, vai encontrar guias treinados em diversos idiomas, como inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, grego, japonês, holandês, russo e mandarim, além do português e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 
O secretário do Turismo da Bahia, José Alves, visitou o Aeroporto e o Serviço de Atendimento ao Turista do Pelourinho para acompanhar o trabalho da equipe nesta quinta (23). “O guia é um anfitrião indispensável. É por meio do seu trabalho que o destino se completa e agrega valor ao passeio. Nossos guias contribuem com histórias, personagens e curiosidades, a fim de transformar um roteiro turístico em uma experiência única”.
 
Desembarcando no Aeroporto de Salvador pela quarta vez, o dentista Rodrigo Martins, de Fortaleza, vai retornar para casa apenas na Quarta-feira de Cinzas. Na programação estão blocos e camarotes. Sobre a ação dos guias e monitores, ele destacou que "o receptivo aproxima o turista da cidade”. 
 
 Em Salvador, os guias e monitores permanecem nos três circuitos da festa: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Eles também estarão a postos no Aeroporto, Rodoviária, Porto e hotéis da cidade. A Setur tem nove estruturas fixas para atendimento no Comércio, próximo ao Mercado Modelo, Praça Castro Alves, Campo Grande e Praça Municipal, além de dois na Barra e três em Ondina. Em Praia do Forte, Porto Seguro e Ilhéus, os guias e monitores ficam os principais pontos turísticos.
Fonte: Ascom/Setur