Os olhos atentos dos profissionais do 13º Grupamento de Bombeiros Militar ou Grupamento Marítimo (Gmar) garantem a segurança dos foliões no Carnaval 2017. Nos sete dias de festa, a unidade reforça os postos de guarda-vidas em diversos pontos do circuito Dodô (Barra-Ondina) e realiza ações de combate a incidentes no mar.
A mistura de banho de mar e bebidas alcoólicas pode ter final trágico e, para proteger estes banhistas, 41 bombeiros ficam a postos todos os dias, até Quarta-feira de Cinzas (1º), atuando na precaução de riscos e salvamento de afogados. Os profissionais estão equipados com pranchas, boias e botes, que auxiliam na ação.
Segundo o comandante do Núcleo de Mergulho do Gmar, capitão BM Luciano Alves, a atenção é direcionada para diferentes regiões da faixa marítima, mas foca em um ponto em especial. “A praia do Farol da Barra, região próxima ao Barra Center, é o local que mais ocorre acidente. Lá são comuns as correntes de retorno”, explica o capitão.
Em 2017 já foram realizadas 1.170 ações de prevenção ao afogamento. “O nosso maior objetivo é ampliar a quantidade de ações preventivas e diminuir o número de afogamentos. A consciência da população é indispensável, porque precaução nunca é demais”, enfatiza Luciano.
Para quem ainda vai aproveitar a folia e a estação mais quente do ano, os postos guarda-vidas estão localizados no circuito Dodô e também na praia de Itapuã e Lagoa do Abaeté.
Fonte: Ascom/SSP