“Mulheres empoderadas desfilando na avenida”. Esse foi o tema do bloco Afoxé Filhas de Gandhy, que tem o patrocínio do Governo do Estado e abrilhantou o Circuito Dodô, nesta segunda-feira (27). A entidade com 37 anos de tradição no Carnaval de Salvador reforçou a mensagem de luta pelo empoderamento feminino na festa de Momo. Ao todo, foram 800 associadas puxadas pelas alas das baianas e capoeiristas, embaladas por um cortejo de percussionistas – todas mulheres.

A produtora cultural da entidade, Franciene Simplício, explicou que o afoxé também faz uso do Carnaval para protestar contra a violência à mulher na folia. “Usamos esse espaço de destaque que é o Carnaval para chamar atenção para nossas lutas. Há quatro anos a foliã Rosália Conceição, 64 anos, desfila no bloco, na opinião dela, que é negra e filha de santo, o melhor do Carnaval.

“Eu simplesmente amo isso aqui”, disse enquanto coreografava passos de dança afro. O afoxé foi criado para ser referência feminina no estilo de desfile e postura quase litúrgicos desenvolvidos há mais de seis décadas pelo seu equivalente masculino, o Filhos de Gandhy. O Carnaval das Filhas de Gandhy prossegue na terça-feira (28), no Circuito Osmar (Centro), com concentração às 15h, na Praça Castro Alves. As associadas saem no contra-fluxo, ou seja, pela Rua Carlos Gomes.

Carnaval da Cultura

O Carnaval da Cultura é o Carnaval da democracia e da diversidade e do folião pipoca, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais.

É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Pipoca, Carnaval Ouro Negro e Outros Carnavais. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br.