O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou, nesta segunda-feira (13), o curso de capacitação para os profissionais do transporte de passageiros que vão trabalhar no Carnaval de Salvador. As aulas são realizadas até sexta-feira (17), com duas turmas diárias e previsão de atender 1,2 mil mototaxistas.

O curso aborda legislação de trânsito atualizada, equipamentos obrigatórios de segurança, direção defensiva e relações interpessoais. O mototaxista Edmilson Silva Santos, 41 anos, se mostrou motivado na abertura do curso. “A credencial nos dará tranquilidade para mostrar ao cidadão que fomos capacitados para trabalhar nos circuitos. Quero conduzir meu cliente com a mesma segurança que pretendo chegar na minha casa”, afirmou.

O instrutor Ednei Rios destaca que o Detran-BA busca “aprimorar os conhecimentos desses profissionais. Eles precisam ter plenas condições para enfrentar a complexidade do tráfego e de se relacionar com o público”. O órgão vai capacitar também taxistas, rodoviários e motoristas de trios elétricos e carros de apoio, como parte das ações educativas do órgão que antecedem o Carnaval.

O diretor de Educação e Segurança para o Trânsito do Detran-BA, Carlos Moura, comenta que “o trabalho foi intensificado neste ano para alcançar um número maior de profissionais que transportam foliões e artistas, como forma de contribuir para uma festa sem acidentes. É um aprendizado que atualiza o condutor sobre as regras e estimula o exercício da cidadania".

Fonte: Ascom/Detran-BA

Leia também:
Detran capacita servidores para vistoria de trios elétricos
Ibametro inicia fiscalização de produtos para o Carnaval