As rotas das unidades móveis do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) iniciaram os atendimentos de 2017, nesta segunda-feira (2). Estacionada no pátio da Ceasa do Rio Vermelho, em Salvador, a carreta permanece até sexta-feira (6), com serviços de emissão de RG, primeira via do CPF e certidão negativa de antecedentes criminais. Os atendimentos são realizados por ordem de chegada, a partir das 8h. A iniciativa é uma parceria com a Base Comunitária de Segurança (BCS) da Chapada do Rio Vermelho, por meio do programa Pacto Pela Vida.

“A unidade móvel leva serviços essenciais para a população dentro dos bairros. Para quem deseja fazer carteira de identidade, aqui estamos oferecendo 130 senhas todos os dias. O serviço é gratuito, basta chegar cedo e trazer o documento original de certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3×4 recente. O documento fica pronto em 30 dias. Para fazer o CPF só precisa trazer o RG, também não paga nada e o cidadão já sai com ele na mão”, explicou a coordenadora do SAC Móvel, Neide Barreto.

Para o subcomandante da BCS da Chapada do Rio Vermelho, tenente Rogério Silva, os serviços prestados levam conforto e comodidade para os moradores da região. “As pessoas vêm e economizam dinheiro e poupam tempo. As bases comunitárias têm como objetivo aproximar as pessoas da polícia, estreitando um laço de amizade e apoio. Oferecemos serviços e projetos para aumentar a autoestima dos moradores dessas comunidades”, afirmou.

sac
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

A assistente de enfermagem, Zilda dos Santos, de 53 anos, estava passando pela região e aproveitou para fazer os documentos do neto. “Os envolvidos nessa parceria estão de parabéns, eu cheguei aqui cedo, fui atendida rapidamente, não peguei fila, foi bem tranquilo. Esse tipo de medida é ótimo para a população, a gente não precisa se deslocar, pode fazer tudo aqui mesmo no bairro onde mora. Estou avisando aos meus vizinhos por celular, é uma boa oportunidade de ficar com os documentos em dia”.

Outra unidade itinerante está presente na região de Estrada das Barreiras, e continuará atendendo o público até o dia 13. próximo bairro da capital a receber o SAC móvel é Narandiba, entre os dias 9 e 13 de janeiro. Mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento estão disponíveis no site da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) ou pelos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel) e o aplicativo SAC Mobile.

Repórter: Tácio Santos