A Secretaria do Turismo do Estado (Setur), por meio da Bahiatursa, instalou cinco pontos de atendimento ao turista ao longo do percurso da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (12). O objetivo, segundo o secretário José Alves, que acompanha o cortejo na comitiva do governador Rui Costa, é orientar os turistas e mostrar o significado da festa para os baianos. “É uma festa importante, muitos comemoram o ano novo a partir de hoje. O turista fica maravilhado”, disse.

lavagem
Foto: Camila Souza/GOV/BA

A festa acontece no momento em que a taxa de ocupação na rede hoteleira de Salvador está em alta. José Alves lembra que “a Lavagem do Bonfim é o ponto alto do turismo religioso na Bahia e demonstra a preferência dos turistas pela capital baiana. Ela atrai visitantes do Brasil e exterior, razão pela qual tem destaque no calendário de eventos da Bahia, elaborado pela Setur e Bahiatursa”.
 
O calendário de eventos é ferramenta importante como subsídio aos turistas que desejam planejar as suas viagens com informações de qualidade e integradas sobre os eventos na Bahia. No âmbito das políticas públicas de desenvolvimento e promoção do turismo, o calendário é estratégico para promoção e marketing.