Música de câmara com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) é o programa que será apresentado para baianos e turistas neste sábado (7), às 16h, na Igreja de Santo Antônio da Barra, na Ladeira da Barra, em Salvador. A entrada é gratuita. Intitulado ‘Osba de Bolso’, o concerto vai apresentar um repertório de peças curtas, concebidas por renomados compositores para pequenos grupos de instrumentos.

Os músicos/solistas são André Becker, Andréa Bandeira, Christian Knop, Davi Brito, Eduardo Torres, Gerson Barbosa, Heinz Schwebel, Joatan Nascimento, Josely Saldanha, Laura Jordão, Lucas Robatto, Mário Gonçalves, Pedro Robatto, Renato Costa, Rogério Laborda, Tota Portela e o próprio maestro e curador artístico da Osba, Carlos Prazeres.

A tarde musical contemplará o público com obras dos séculos XVI a XIX e também a música contemporânea, a exemplo de ‘Divertimento Nº 1 K439b’ e ‘Divertimento Nº 1 K136’, de W. Amadeus Mozart (1756-1791); ‘Rondeau’, de Jean-Josef Mouret (1682-1738); ‘Spirit be Joyful’, de Johann Sebastian Bach (1685-1750); ‘Galliard Bataglia’, de Samuel Scheidt (1587-1654); e ‘Vocalise’, de Sergei Rachmaninoff (1873-1943).

Foto: Camila Souza/GOVBA
(Foto: Camila Souza/GOVBA)

O repertório terá ainda mais dois destaques. A peça ‘Schwanenlied’ (Canção do Cisne), da alemã Fanny Mendelssohn (1805-1847), considerada a primeira grande compositora clássica do mundo e autora de cerca de 500 obras, além de ‘A 20 dias do fim…’, do compositor baiano Paulo Rios Filho (1985), diretor artístico e regente do Conjunto de Câmara da Universidade Federal da Bahia (Camará).

A Osba é um corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA), mantido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural (Funceb).

Fonte: Ascom/TCA