Além de desenvolver a imaginação e criatividade, o teatro tem função importante na formação de crianças e jovens, pois auxilia o crescimento pessoal e cultural. Para proporcionar a crianças e jovens este desenvolvimento, estão abertas as inscrições para seleção de novos talentos para a Cia de Teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC).

Em comemoração aos seus sete anos de atividades, a Cia busca novos atores e atrizes para a turma infantil (de 8 a 11 anos) e juvenil (de 12 a 17 anos) para compor seus espetáculos. As audições acontecem em 7 de fevereiro, às 14h (turma infantil); e 8 de fevereiro, às 14h (turma juvenil). As inscrições são feitas através do link ou presencialmente na unidade, na Praça Almeida Couto, em Nazaré.

Audições e aulas

Nas audições, os interessados devem escolher e apresentar um monólogo dentre os disponíveis no site de inscrições. Além disso, também deverão cantar uma música de algum personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo, obra do escritor Monteiro Lobato. No dia do teste, os candidatos deverão usar roupas leves e evitar jeans, saias e vestidos. “As principais habilidades que pretendemos encontrar nos novos selecionados são criatividade, espontaneidade e expressão facial e corporal”, disse o ator, arte-educador e diretor da Cia BIML, Sérgio Mício.

As aulas-ensaios serão ministradas por Sérgio Mício, que acompanha a Cia BIML desde a sua criação. Os encontros acontecem para a turma infantil às terças e quintas-feiras; e para a turma juvenil, às quartas e sextas-feiras, sempre das 14h às 16h30.

Sistema

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/Secult). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Fonte: Ascom/FPC