O mês das crianças está mais educativo e divertido para cerca de mil crianças de creches de Salvador, atendidas pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Nesta terça-feira (11), um grupo de aproximadamente 200 alunos dessas instituições participou de atividades recreativas, que começaram com um passeio pelo Parque Zoobotânico de Salvador e terminaram no Palácio de Ondina, com apresentações de dança, teatro, palhaço, brincadeiras e lanches. Mais grupos participarão da iniciativa nos dias 18, 20, 25 e 27 de outubro.

Nesta terça, antes de começar a diversão propriamente dita, as crianças assistiram a uma palestra, com explicações sobre o zoológico, e as regras que devem ser seguidas no local, como o cuidado para não estressar e nem alimentar os animais, além de noções de preservação do meio ambiente. Ao final, após conhecerem de perto os bichos, como a onça pintada, o jacaré açu, a anta e o urso, cada uma tem uma opinião diferente. Yuri Carvalho, 9 anos, disse que gostou mais dos macacos. “Achei que eles são divertidos e brincalhões”. Já Cassiane dos Santos Pires, também com 9 anos, preferiu a coruja. “Achei ela muito bonita”.

A coordenadora da Creche Vila Verde, Vera Leal, levou 45 crianças. “É uma iniciativa especial porque estamos vivendo um momento de degradação muito grande do meio ambiente. E essa preservação dos animais, do ambiente do zoológico, é muito importante e construtivo para a nossa didática dentro da sala de aula”, destacou. Ela explicou ainda que sem as Voluntárias Sociais teria sido difícil promover o passeio. “A gente tem vontade de trazer as crianças ao zoológico, mas é difícil conseguir recursos e logística, ônibus, lanches. Com a ajuda das Voluntárias isso foi possível”.

Segundo a assistente social das VSBA e coordenadora do projeto, Linda Carvalho, o evento desta terça-feira é apenas o início das comemorações do mês da criança. “O fechamento será com a inauguração da Creche Conceição Macedo, no Desterro, e uma creche que está sendo completamente reformada. A primeira dama do Estado, Aline Peixoto, se preocupa muito com essa relação com as crianças, e nós temos trabalhado muito com as creches”, revelou.

Repórter: Raul Rodrigues