O estande de cerca de mil metros quadrados da Bahia na 44ª Abav – Expo Internacional de Turismo, montado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), foi destacado como o mais visitado do evento e escolhido, pela segunda vez consecutiva, o mais criativo. A ação do Governo do Estado no evento, com a ativação da marca Bahia, se espalhou pelos espaços do Expo Center Norte, em São Paulo.

Além do estande próprio com as 13 zonas turísticas, tendo a réplica do Pelourinho como destaque, outro foi montado em parceria com a Embratur, divulgando sol e praia e turismo LGBT. O nome da Bahia também apareceu com destaque na Vila do Saber, em todas as 62 placas de sinalização da feira e nos 45 mil cordões dos crachás dos congressistas. Ações no Buyers Club e na Sala de Imprensa do evento ampliaram a participação do estado.

Abav

O resultado não podia ser melhor, comemorou o secretário estadual do Turismo, José Alves. “Pudemos realizar a ativação da marca Bahia de forma nunca vista, de uma forma mais profissional, tecnologicamente falando. Criamos uma rede de wi-fi aqui no estande, que catalisou todo mundo e, com isso, todos começaram a participar de todos os eventos que proporcionamos. Agora tem empresários não só daqui do Brasil, mas de fora, querendo investir na Bahia”.

Abav

O superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, destacou os quatro elementos do turismo cultural que ganharam destaque ajudando o turista a definir o destino na hora de escolher a viagem. “A gastronomia presente com o chocolate, o acarajé, a cachaça, o sorvete, a cocada, a maniçoba e petiscos em geral; a indumentária, com a equipe da Bahiatursa usando roupas estilizadas pelo criador do Cortejo Afro, Alberto Pitta; a música, com a apresentação de Aloisio Menezes na abertura do evento, além do artesanato das 13 zonas turísticas exposto no estande”.

Abav

Diretor de Promoções da Bahiatursa, Celsinho Cotrim enfatizou a importância da realização das capacitações para profissionais do turismo e a participação maciça do trade na promoção das 13 zonas turísticas baianas “A presença de baianas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim e acarajés, rodas de capoeira e uma verdadeira prévia do Carnaval e das festas populares da Bahia, com a presença do Rixô Elétrico de Fred Menendez, encantaram o público de uma das maiores feiras de turismo do mundo”. Leia no site da Setur, alguns depoimentos de quem fez e participou da festa da Bahia na 44ª Abav.

Fonte: Ascom/Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa)