A partir deste sábado (15), até o dia 22, as belezas da Zona Turística Costa do Descobrimento, no Extremo Sul da Bahia, servem de cenário para a VII edição da Brasil Ride 2016. Considerada a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, a prova terá, durante sete dias de competição, mais de 500 quilômetros pedalados, passando por região litorânea e trecho de montanhas.

Participam da competição 500 ciclistas profissionais de 24 países e 23 estados brasileiros, além dos mil participantes que competem na Maratona XCM Brasil Ride, prova com percurso de 75 quilômetros, que faz parte da programação no último dia do evento. Entre os participantes estão ciclistas dos Estados Unidos, Alemanha, Costa Rica, Itália, Espanha, Suíça, França, dentre outros. Do Brasil vêm competidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e de outros estados.

Pela primeira vez realizada no sul do Estado, a prova, que tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado/ Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), acontecia, anteriormente, na Chapada Diamantina.

A competição impulsiona a cadeia produtiva do turismo local como hotéis, pousadas, bares, restaurantes e o comércio em geral, incrementando a economia baiana. A Secretaria de Turismo de Porto Seguro estima em 5 mil a ocupação de leitos durante o período da competição, englobando Porto Seguro e Arraial D’Ajuda.


Fonte: Ascom/ Secretaria de Turismo (Setur)