A partir deste sábado (8), a população de Vitória da Conquista vai contar com os serviços do programa itinerante Saúde sem Fronteiras, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até o dia 28 serão oferecidos serviços do Rastreamento do Câncer de Mama, Odontomóvel e Hemóvel (posto para doação de sangue).

O Rastreamento do Câncer de Mama atenderá mulheres de 50 a 69 anos em uma unidade móvel, que ficará estacionada na Praça Rio Branco, no centro da cidade, com a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. O atendimento no Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

As ações do Odontomóvel vão permitir que a população tenha acesso aos serviços de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Duas unidades móveis estarão disponíveis para o atendimento à população em geral. A primeira, que ficará estacionada na Base de Segurança da Polícia Militar, tem dez consultórios e capacidade de realizar 150 atendimentos por dia. A segunda, que estará visitando alguns distritos do município de Vitória da Conquista, conta com sete consultórios e poderá atender até 110 pacientes por dia.

Já o Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), possibilita coletar até 120 bolsas de sangue por dia e ficará estacionado nas proximidades do Shopping Conquista Sul. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos leves e sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)