A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realiza nestas terça e quarta-feira (25 e 26) coleta de sangue e cadastro de medula óssea na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Esta é a 22ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue realizada pela Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Feira de Santana, com o tema ‘Quem doa sangue faz florescer a esperança no coração de quem precisa’.

O Hemóvel fica estacionado em frente ao auditório central do campus universitário das 8 às 16h. A ação será aberta à comunidade acadêmica e ao público externo. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário. Nesta quinta (27), se desloca para o Bolevard Shopping, localizado na Avenida João Durval Carneiro, onde vai atender das 8 às 16h. Nos dias de atendimento, a unidade precisa interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores.

Critérios de doação

Para doar sangue, o voluntário, com idade entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, deve estar em boas condições de saúde e bem alimentado. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação e apresentar um documento oficial com foto e em bom estado de conservação.

Fonte: Ascom/ Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)