Grávida de 6 meses de Artur, seu terceiro filho, a cantora e apresentadora Kelly Key postou em seus canais no Facebook e no Instragram, nesta segunda-feira (24), um depoimento sobre os perigos do Zika vírus na gestação e a necessidade de diagnóstico correto da doença para mulheres grávidas ou com intenção de engravidar.

Kelly Key lembra que a epidemia de Zika, doença associada ao desenvolvimento de microcefalia em fetos e bebês, deixa as futuras mães “preocupadas”, mas que existe uma forma rápida de diagnóstico da doença, um teste sorológico desenvolvido pelo laboratório público Bahiafarma, já registrado pela Anvisa. “O resultado sai em apenas 20 minutos e você acaba logo com essa agonia”, diz a cantora. “Isso deixa a gente muito mais tranquila para cuidar dos nossos babies.”

Kelly Key
Grávida, cantora Kelly Key alerta sobre perigos do Zika vírus na gestação

Com o mote “Proteja nossos babies” e divulgado às vésperas do verão, período de maior incidência da doença no País, o depoimento tem como objetivo avisar gestantes e mulheres com intenção de engravidar sobre a existência do teste rápido de diagnóstico de Zika vírus e sobre a responsabilidade dos gestores públicos de oferecer esse serviço à população. “Faça sua parte e compartilhe este vídeo”, convoca a cantora. “Quem sabe, assim, esta informação chega às autoridades responsáveis.”

Testes rápidos Zika vírus – Bahiafarma

Primeiros testes rápidos para diagnóstico de infecção por Zika vírus desenvolvidos no País a obter registro na Anvisa, os dispositivos Zika IgG / IgM Combo e Zika NS1 da Bahiafarma são a melhor solução para identificação do contágio em qualquer fase da doença – mesmo que o paciente já não apresente sintomas relacionados a ela. Tudo em até 20 minutos, com precisão, segurança e praticidade.

Zika IgG / IgM Combo, primeiro dispositivo do gênero desenvolvido no Brasil a obter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é composto por dois cassetes portáteis (7×2 cm cada), que utilizam uma pequena amostra de sangue do paciente e fornecem o resultado em até 20 minutos.

O teste rápido Zika NS1, também registrado pela Anvisa, é um exame complementar ao teste rápido Zika IgG / IgM Combo, capaz de identificar infecções muito recentes do Zika Vírus (do primeiro ao sétimo dia de contágio), com diagnóstico em até 20 minutos.

Por identificar a infecção em seus primeiros momentos, o teste rápido Zika NS1 da Bahiafarma permite intervenção médica rápida e precisa, tornando mais ágil a aplicação de tratamentos adequados e eliminando a possibilidade de diagnósticos inconclusivos.

Fonte: Ascom/ Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma)