O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) vai promover, no próximo dia 20 de outubro, um evento especial em celebração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, para os pacientes atendidos na unidade. A programação contará com oficinas de turbantes, maquiagem, reiki e reflexologia podal, além de desfile de moda plus size, com a participação de oito pacientes, e palestra da assistente social do Cedeba, Glaucia Loyola, sobre Direitos e Garantias do paciente com obesidade.

A atividade será realizada a partir de 8h30, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), Avenida Antônio Carlos Magalhães, s/n, no prédio na Via Marginal da ACM, depois da Catedral da Fé, onde funcionam o Cedeba, Cepred e Creasi. Segundo a psicóloga do Cedeba, Michelle Vieira, além do fortalecimento da autoestima, a programação também foca o empoderamento das pessoas com obesidade, com a proposta de ajudá-las a encarar os estereótipos que cercam a obesidade.

A nutricionista do Núcleo de Obesidade do Cedeba, Lorenna Fracalossi, ao analisar os efeitos da doença que cresce em todo o mundo, defende que é preciso que a sociedade mude o olhar de preconceito que manifesta sobre o paciente com obesidade. De acordo com a coordenadora do núcleo, a endocrinologista Teresa Arruti, cuidar da obesidade é muito importante porque a doença é fator de risco para outras doenças crônicas, como a hipertensão arterial, diabetes e doenças nas articulações, principalmente.

Fonte: Ascom/Cedeba